A NBR 15.575 estabelece requisitos mínimos a serem atendidos pelas edificações habitacionais, incluindo métodos de avaliação de desempenho. Na parte 1 “Requisitos Gerais”, por exemplo, a norma estabelece que a edificação deve ser estanque às fontes de umidades externas, provenientes da água de chuva e da umidade do solo e do lençol freático.
O texto estabelece, ainda, que os projetos habitacionais devem prevenir a infiltração da água de chuva e da umidade do solo, com a impermeabilização de fundações e pisos em contato com o solo, porões e subsolos, jardins contíguos às fachadas e quaisquer paredes em contato com umidade ascendente.
A Ralife oferece o teste com o “Imperdetector”, que pode ser muito útil no teste de estanqueidade. Ele funciona graças ao fechamento de arco voltaico, podendo comprovar a qualidade da selagem da superfície em um procedimento não destrutivo.
Não existe outra forma de assegurar que uma área está corretamente impermeabilizada se o teste não for realizado. Lajes, Piscinas, Varandas e demais elementos de construção precisam do teste de estanqueidade para verificação da viabilidade das áreas impermeabilizadas.
Uma área bem impermeabilizada está protegida contra águas de chuvas, lavagens, banhos ou qualquer outra ação que faça uso da água. Essa proteção é de crucial importância já que o contato com a água pode causar problemas como o deslocamento de pisos, surgimento de fungos e bactérias, corrosão da armadura no concreto armado, entre outras manifestações patológicas. É exatamente por isso que a realização do teste em locais impermeabilizados é tão importante para garantir que o local que recebeu a impermeabilização está realmente adequado.