A não utilização de água, bem como a velocidade relativa e a simplicidade dos testes com o equipamento Imperdetector, tornam preferível em relação a outros testes que utilizam água, paralisam a obra.
Os testes com o Imperdetector identificarão a localização precisa das brechas no local impermeabilizado e, como não é usada água, permitem reparos e a realização de novos testes imediatos.
O proprietário da obra precisa compreender que para o sucesso da construção de uma laje de supressão estanque, pelo menos dois conceitos devem ser cuidadosa e profundamente considerados:
• O primeiro relativo ao material (concreto) que deve ser resistente, íntegro, de baixíssima permeabilidade e durável;
• O segundo relativo aos cuidados e procedimentos que constituem o conjunto de técnicas de bem construir, para que se possa obter uma estrutura final estanque;
A experiência tem comprovado, no entanto, que as maiores e mais frequentes falhas em estruturas hidráulicas estão relacionadas menos com o material e mais com as técnicas e procedimentos de execução (as boas práticas de construção).
A estanqueidade de uma estrutura de concreto pode ser então entendida como a capacidade dessa estrutura de não permitir a percolação de líquidos, por nenhuma das paredes, juntas ou lajes que os confinam. Envolve principalmente os aspectos relacionados com a técnica de bem construir, requerendo cuidados especiais durante a execução.
A Ralife oferece o teste com o “Imperdetector”, que pode ser muito útil no teste de estanqueidade. Ele funciona graças ao fechamento de arco voltaico, podendo comprovar a qualidade da selagem da superfície em um procedimento não destrutivo.
Não existe outra forma de assegurar que uma área está corretamente impermeabilizada se o teste não for realizado. Lajes, Piscinas, Varandas e demais elementos de construção precisam do teste de estanqueidade para verificação da viabilidade das áreas impermeabilizadas.
Uma área bem impermeabilizada está protegida contra águas de chuvas, lavagens, banhos ou qualquer outra ação que faça uso da água. Essa proteção é de crucial importância já que o contato com a água pode causar problemas como o deslocamento de pisos, surgimento de fungos e bactérias, corrosão da armadura no concreto armado, entre outras manifestações patológicas. É exatamente por isso que a realização do teste em locais impermeabilizados é tão importante para garantir que o local que recebeu a impermeabilização está realmente adequado.
Uma vantagem exclusiva deste procedimento de teste é que, para membranas aplicadas líquidas, ele pode detectar local onde a espessura da membrana não atende aos requisitos mínimos.
Se as propriedades de isolamento elétrico da membrana (constante dielétrica) forem conhecidas, o equipamento poderá ser ajustado para a tensão adequada, onde a corrente fluirá através da membrana e ativará o alarme sonoro, a menos que esteja presente uma espessura mínima predeterminada do material.