Quando o assunto é impermeabilização de lajes, é preciso ter certeza se essa impermeabilização está 100% estanque. A única maneira de se certificar se a impermeabilização executada na sua construção está de fato estanque é com a realização do teste de estanqueidade em lajes. O teste de estanqueidade em lajes impermeabilizadas existe justamente para comprovar aos seus usuários se a impermeabilização executada nessa área é de qualidade.

Teste de estanqueidade eletrônico: Este teste é conhecido como teste eletrostático ou teste de arco voltaico. Nele o equipamento Imperdetector  varre a área impermeabilizada afim de identificar falhas no sistema aplicado. Quando uma falha é encontrada o equipamento fecha um arco voltaico e emite um disparo sonoro. Este teste é eficiente e muito rápido. Para ser executado leva em média 40 minutos para testar uma área de 100 m².

Teste de estanqueidade hidrostático: Este teste é executando enchendo a área impermeabilizada com lâmina d’agua, e mantendo a área cheia por 3 dias em teste de estanqueidade. Durante esse período a área deverá ser monitorada a fim de evidenciar possíveis vazamentos de água através de falhas na impermeabilização.

Estes testes podem ser realizados nos seguintes tipos de lajes:

Lajes de pavimentos térreos;

Lajes de terraços de cobertura;

Lajes de varandas, jardineiras;

Lajes de banheiros e cozinhas.

Indispensável em qualquer obra com impermeabilização, o teste eletrostático imperdetector é uma solução rápida e eficiente que atesta em poucos minutos a estanqueidade do seu sistema impermeabilizante.

Mais que isso, este é um teste que oferece vários outros benefícios para sua obra. Na Ralife Engenharia disponibilizamos o teste eletrostático de alta precisão para inspeção em vários tipos de impermeabilizações.

Conheça agora todas as vantagens que esse teste pode proporcionar e ganhe tempo, praticidade e mais economia em seu projeto.

Teste eletrostático imperdetector

Revolucionando vários projetos na Construção Civil, o teste eletrostático imperdetector é um teste que se aplica em sistemas impermeabilizantes. Diferentemente do teste com lâmina d’água, com esse teste você certifica a estanqueidade em sua obra com agilidade.

Ao invés de usar vários litros d’água para realizar o teste, o método eletrostático verifica a estanqueidade por condução elétrica. O teste é feito com uso de um aparelho especial chamado imperdetector.

Este equipamento faz uma varredura completa em toda a área impermeabilização. E, ao detectar qualquer falha um micro furo, ele emite um som de alerta que aponta a localização e extensão da descontinuidade.

Dessa forma, reparos são feitos nestes pontos e um novo teste é feito para garantir que a impermeabilização está 100% estanque.

Após conclusão do teste, emite-se um laudo com parecer técnico notificando sobre o nível de estanqueidade do sistema impermeabilizante.

Vantagens do teste eletrostático para manta asfáltica

Testar a estanqueidade em uma obra é uma recomendação prevista pela norma NBR9575. Por muito tempo, usou-se o teste com lâmina d’água para fazer esse teste. Contudo, por demorar dias para sua conclusão e demandar investimentos, muitos empreiteiros deixavam de fazer esse teste.

Mas, graças ao avanço da tecnologia o cenário agora é outro. O teste eletrostático surgiu para levar mais segurança a sua obra, mas com economia de tempo e sem estourar seu orçamento.

Graças ao seu mecanismo de funcionamento, o teste eletrostático imperdetector testa a estanqueidade em minutos. Além disso, por fazer o teste por condução, não é preciso gastar dinheiro com tanques de água nesse processo.

Fora que, por não haver desperdícios hídricos, o teste eletrostático acaba sendo uma opção mais sustentável para sua obra. E não é só isso.

Este teste oferece resultados com um alto nível de precisão, pois seu sistema é calibrado regularmente. Além disso, todos os parâmetros do teste são ajustado conforme o tipo de impermeabilização a ser avaliada.

Ademais, este é um teste seguro, confiável e o melhor, ele custa 15% mais barato que o custo de um teste de estanqueidade convencional.

Portanto, não deixe de inspecionar a estanqueidade da sua obra. Use o teste eletrostático imperdetector e garanta mais confiabilidade ao seu projeto, mas sem perder tempo e dinheiro nesse processo.

Abrir o chat
Precisando de ajuda?
Olá!
Precisa de ajuda?