O Teste de estanqueidade eletrônico é realizado com o equipamento Imperdetector. Este equipamento funciona com o princípio de arco voltaico. Quando o equipamento varre uma área impermeabilizada e encontra uma falha ou micro furo o equipamento fecha um arco voltaico e emite um disparo sonoro.
Após ser encontrado a falha no sistema impermeável é realizado um reparo no local identificado pelo equipamento e em seguida é realizado um novo teste para certificar e eficiência do reparo realizado. E o laudo de estanqueidade é liberado em 40 minutos.
Vantagens do teste eletrostático para manta asfáltica
Testar a estanqueidade em uma obra é uma recomendação prevista pela norma NBR9575. Por muito tempo, usou-se o teste com lâmina d’água para fazer esse teste. Contudo, por demorar dias para sua conclusão e demandar investimentos, muitos empreiteiros deixavam de fazer esse teste.
Mas, graças ao avanço da tecnologia o cenário agora é outro. O teste eletrostático surgiu para levar mais segurança a sua obra, mas com economia de tempo e sem estourar seu orçamento.
Graças ao seu mecanismo de funcionamento, o teste eletrostático imperdetector testa a estanqueidade em minutos. Além disso, por fazer o teste por condução, não é preciso gastar dinheiro com tanques de água nesse processo.
Fora que, por não haver desperdícios hídricos, o teste eletrostático acaba sendo uma opção mais sustentável para sua obra. E não é só isso.
Este teste oferece resultados com um alto nível de precisão, pois seu sistema é calibrado regularmente. Além disso, todos os parâmetros do teste são ajustado conforme o tipo de impermeabilização a ser avaliada.
Ademais, este é um teste seguro, confiável e o melhor, ele custa 15% mais barato que o custo de um teste de estanqueidade convencional.