A NBR 9775 (ABNT, 2010), classifica os tipos de impermeabilização em grupos conforme seu tipo de material predominante são eles: cimentícios, asfálticos e poliméricos.
Nos grupos cimentícios temos argamassas e cimentos modificados com aditivos e materiais poliméricos, esse grupo faz parte do grupo de impermeabilização rígida e conferem boa capacidade de estanqueidade em áreas com baixa mobilidade construtiva.
Nos elementos asfálticos destacam-se membranas de asfalto e emulsões asfálticas, que garantem uma melhor trabalhabilidade nos elementos estruturais, são um tipo impermeabilização flexível, e são recomendadas em áreas com maior fluxo de pessoas, ou em estruturas que necessitem de maior dilatação. Já no grupo dos polímeros, é quase predominantemente composto por membranas elastoméricas, de acrílico ou modificadas com asfalto, esse grupo se adapta bem ao tipo de impermeabilização semi-flexível e é recomendado para superfícies sujeitas à fissuração.
O tipo de material adequado, irá depender da necessidade de cada empreendimento e de cada área de aplicação, sempre tendo em vista as pressões positivas e negativas e a suscetibilidade a fluidos de cada área que precisará possuir características estanque.
Para soluções específicas no projeto de impermeabilização de sua obra conte com a Ralife Engenharia.